top of page
Search
evgeniymartynov279

Download java 17: a nova versão da linguagem de programação



Introdução




Java é uma das linguagens de programação mais populares e amplamente utilizadas no mundo. É uma linguagem de uso geral, orientada a objetos e independente de plataforma, executada em milhões de dispositivos, desde desktops e servidores até telefones celulares e sistemas embarcados. O Java permite que os desenvolvedores criem aplicativos seguros, confiáveis e de alto desempenho que podem ser executados em qualquer sistema operacional que suporte uma máquina virtual Java (JVM).




download java 17



O Java 17 é a versão mais recente de suporte de longo prazo (LTS) da plataforma Java. As versões LTS são suportadas pela Oracle por pelo menos oito anos e recebem atualizações de segurança e correção de bugs regularmente. Isso significa que você pode usar o Java 17 para seus aplicativos de produção sem se preocupar com problemas de compatibilidade ou estabilidade. O Java 17 também é resultado de extensa colaboração entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java por meio da comunidade OpenJDK e do Java Community Process (JCP). Desde o lançamento do JDK 11 LTS anterior há três anos, mais de 70 JDK Enhancement Proposals (JEPs) foram implementadas no Java 17.


O Java 17 oferece muitos benefícios para desenvolvedores, como novos recursos de linguagem, desempenho aprimorado, segurança aprimorada e melhor compatibilidade. Algumas das principais características do Java 17 são:


  • Correspondência de padrão para switch: este recurso permite que você use padrões em expressões e instruções switch, o que pode simplificar seu código e torná-lo mais legível. Os padrões podem corresponder ao tipo, estrutura ou propriedades de uma expressão e vincular variáveis a partes dela. Por exemplo:



switch (obj) case Integer i -> System.out.println("Integer: " + i); case String s && s.length() > 5 -> System.out.println("String longa: " + s); case null -> System.out.println("Null"); padrão -> System.out.println("Outro: " + obj);


  • aulas seladas: esse recurso permite restringir quais classes ou interfaces podem estender ou implementar sua classe ou interface. Isso pode ajudá-lo a definir um conjunto fixo de possíveis subtipos para seu tipo, o que pode melhorar o encapsulamento e a segurança. Por exemplo:



public closed class Shape permite Circle, Rectangle // campos e métodos comuns public final class Circle extends Shape // campos e métodos específicos public non-laced class Rectangle extends Shape // campos e métodos específicos


  • Blocos de texto: este recurso permite escrever strings de várias linhas sem usar sequências de escape ou operadores de concatenação. Os blocos de texto podem preservar o recuo e a formatação, o que pode tornar seu código mais legível e fácil de manter. Por exemplo:



String html = """ Olá, mundo """;


Geradores de números pseudoaleatórios aprimorados: este recurso fornece novas interfaces e implementações para geradores de números pseudoaleatórios (PRNGs). Isso facilita o uso de diferentes algoritmos de forma intercambiável e também oferece melhor suporte para programação baseada em fluxo. Para. Por exemplo, você pode usar a nova interface RandomGenerator para criar um objeto PRNG com um algoritmo específico e, em seguida, usar seus métodos para gerar números aleatórios ou fluxos de números. Por exemplo:


RandomGenerator rng = RandomGeneratorFactory.of("L128X128MixRandom").create(); int n = rng.nextInt(100); // um inteiro aleatório entre 0 e 99 DoubleStream ds = rng.doubles(10); // um fluxo de 10 duplos aleatórios


  • Função estrangeira e API de memória: esse recurso fornece uma API de baixo nível para interagir com código nativo e memória fora do heap Java. Ele permite chamar funções nativas, acessar estruturas nativas e gerenciar recursos nativos sem usar a Java Native Interface (JNI). Isso pode melhorar o desempenho, a segurança e a portabilidade de seus aplicativos Java que precisam interoperar com o código nativo. Por exemplo:



// Uma função nativa que retorna o tempo atual em segundos MethodHandle time = CLinker.getInstance().downcallHandle( LibraryLookup.ofDefault().lookup("time").get(), MethodType.methodType(long.class, MemoryAddress.class), FunctionDescriptor.of(CLinker.C_LONG, CLinker.C_POINTER) ); // Um segmento de memória nativa que representa um ponteiro nulo MemorySegment nullPointer = MemorySegment.ofAddressNative(MemoryAddress.NULL); // Chama a função nativa com o ponteiro nulo como argumento long seconds = (long) time.invokeExact(nullPointer);


  • formato hexadecimal: esse recurso fornece uma maneira conveniente de formatar e analisar strings hexadecimais. Ele suporta letras maiúsculas e minúsculas, bem como prefixos e delimitadores opcionais. Ele também pode manipular matrizes de bytes, buffers de bytes e valores integrais. Por exemplo:



String hex = HexFormat.of().withUpperCase().formatHex(42); // "2A" valor int = HexFormat.of().parseHex("FF"); // 255 byte[] bytes = HexFormat.ofDelimiter(":").parseHex("CA:FE:BA:BE"); // -54, -2, -70, -66


Baixando o Java 17




Antes de poder instalar e usar o Java 17 em seu sistema, você precisa fazer o download da distribuição Java apropriada para suas necessidades. Existem duas fontes principais de distribuições Java: Oracle e OpenJDK.


Oráculo é a empresa que possui e lidera o desenvolvimento da plataforma Java. Oferece versões comerciais e gratuitas de distribuições Java para várias plataformas e propósitos. As versões comerciais exigem uma licença e uma taxa de assinatura, mas fornecem recursos adicionais, como Java Flight Recorder, Java Mission Control e Z Garbage Collector. As versões gratuitas são baseadas no projeto OpenJDK, mas podem apresentar algumas diferenças em termos de empacotamento, licenciamento e suporte. Você pode fazer download das distribuições Oracle Java em .


OpenJDK é um projeto de código aberto que desenvolve e mantém a implementação de referência da plataforma Java.É patrocinado pela Oracle e outras grandes empresas e organizações da comunidade Java. Ele fornece distribuições Java gratuitas e de código aberto para várias plataformas e propósitos. Você pode baixar as distribuições OpenJDK Java em ou de outros fornecedores que oferecem suas próprias compilações de OpenJDK, como Adoptium, Amazon Corretto, Azul Zulu, IBM Semeru, Microsoft Build of OpenJDK, Red Hat OpenJDK e SAP Machine.


Ao escolher uma distribuição Java, você deve considerar fatores como:


  • A plataforma que você está usando (Windows, Linux, macOS, etc.)



  • O tipo de aplicativo que você está desenvolvendo (desktop, web, mobile, etc.)



  • Os recursos de que você precisa (segurança, desempenho, compatibilidade, etc.)



  • A licença com a qual você concorda (GPL, Oracle Binary Code License, etc.)



  • O suporte que você precisa (atualizações, patches, correções de bugs, etc.)



Para este artigo, usaremos a distribuição OpenJDK 17 para Windows de 64 bits como exemplo. Você pode baixá-lo de . Você também pode usar outras distribuições que atendam às suas necessidades.


Instalando o Java 17




Depois de baixar a distribuição Java de sua escolha, você precisa instalá-la em seu sistema. O processo de instalação pode variar dependendo da plataforma e da distribuição que você está usando, mas, em geral, envolve a extração do arquivo baixado para um local de sua escolha e a configuração de algumas variáveis de ambiente para tornar o Java acessível a partir da linha de comando e de outros aplicativos.


Para Windows, você pode seguir estas etapas para instalar o Java 17:


  • Extraia o arquivo zip baixado para uma pasta de sua escolha, como C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-17.



  • Abra o Painel de Controle e vá para Sistema e Segurança > Sistema > Configurações avançadas do sistema.



  • Clique no botão Variáveis de ambiente na parte inferior da janela Propriedades do sistema.



  • Na seção Variáveis do sistema, clique no botão Novo para criar uma nova variável chamada JAVA_HOME com o valor da pasta onde você extraiu o Java 17, como C:\Arquivos de Programas\Java\jdk-17.



  • Na mesma seção, encontre a variável chamada Caminho e clique no botão Editar. Adicione uma nova entrada no final com o valor de %JAVA_HOME%\bin. Isso anexará a pasta Java bin ao caminho do sistema.



  • Clique em OK em todas as janelas para salvar as alterações.



Para Linux ou macOS, você pode seguir estas etapas para instalar o Java 17:


  • Extraia o arquivo tar.gz baixado para uma pasta de sua escolha, como /opt/java/jdk-17.



  • Abra um terminal e edite seu arquivo de perfil de shell, como .bashrc ou .zshrc, dependendo do seu shell.



  • Adicione essas linhas no final do arquivo para definir o JAVA_HOME e CAMINHO variáveis:



export JAVA_HOME=/opt/java/jdk-17 export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH


  • Salve o arquivo e recarregue-o executando fonte /.bashrc ou fonte /.zshrc, dependendo do seu shell.



Verificando a instalação do Java 17




Para verificar se o Java 17 está instalado corretamente em seu sistema, você pode usar o Java e javac comandos da linha de comando. O Java comando é usado para executar aplicativos Java, e o javac O comando é usado para compilar arquivos de origem Java. Ambos os comandos devem exibir informações sobre a versão e o fornecedor do Java que você está usando.


Por exemplo, no Windows, você pode abrir um prompt de comando e executar estes comandos:


> java --version openjdk 17 2021-09-14 OpenJDK Runtime Environment (build 17+35) OpenJDK 64-Bit Server VM (build 17+35, modo misto, compartilhamento) > javac --version javac 17


No Linux ou macOS, você pode abrir um terminal e executar estes comandos:


$ java --version openjdk 17 2021-09-14 OpenJDK Runtime Environment (build 17+35) OpenJDK 64-Bit Server VM (build 17+35, modo misto, compartilhamento) $ javac --version javac 17


Se você vir uma saída semelhante à acima, isso significa que o Java 17 está instalado corretamente em seu sistema.Se você vir uma mensagem de erro ou uma versão diferente do Java, isso significa que algo deu errado com a instalação ou com as variáveis de ambiente. Você deve verificar suas configurações e tentar novamente.


Usando recursos do Java 17




Agora que você instalou o Java 17 em seu sistema, pode começar a usar alguns dos novos recursos que ele oferece. Nesta seção, mostraremos alguns exemplos de como usar alguns dos novos recursos de linguagem e APIs no Java 17. Você também pode consultar a documentação oficial e os tutoriais para obter mais detalhes e exemplos.


Correspondência de padrão para switch




Esse recurso permite que você use padrões em expressões e instruções switch, o que pode simplificar seu código e torná-lo mais legível. Os padrões podem corresponder ao tipo, estrutura ou propriedades de uma expressão e vincular variáveis a partes dela. Por exemplo:


// // Um método que pega um objeto e imprime seu tipo e valor public static void printObject(Object obj) switch (obj) case Integer i -> System.out.println("Integer: " + i); case String s && s.length() > 5 -> System.out.println("String longa: " + s); case null -> System.out.println("Null"); padrão -> System.out.println("Outro: " + obj); // Um método que toma uma forma e retorna sua área public static double area(Shape shape) return switch (shape) case Circle c -> Math.PI * c.radius() * c.radius(); case Rectangle r -> r.width() * r.height(); padrão -> 0; ;


Como você pode ver, as expressões e instruções switch podem usar padrões para corresponder ao tipo e estrutura do objeto e vincular variáveis às suas partes. Isso pode eliminar a necessidade de instâncias de verificações, conversões ou instruções if-else aninhadas.


Aulas Seladas




Esse recurso permite restringir quais classes ou interfaces podem estender ou implementar sua classe ou interface. Isso pode ajudá-lo a definir um conjunto fixo de possíveis subtipos para seu tipo, o que pode melhorar o encapsulamento e a segurança.Por exemplo:


// Uma classe selada que representa uma forma classe pública selada Shape permite Circle, Rectangle // campos e métodos comuns // Uma classe final que representa um círculo public final class Circle extends Shape // campos e métodos específicos // Uma classe não selada que representa um retângulo classe pública não selada Rectangle extends Shape // campos e métodos específicos


Como você pode ver, a classe selada Shape especifica quais classes podem estendê-la usando a cláusula permissions. A classe final Circle é uma subclasse direta de Shape e não pode ser mais estendida. A classe não selada Rectangle também é uma subclasse direta de Shape, mas pode ser estendida por outras classes. Qualquer outra classe que tente estender Shape causará um erro de tempo de compilação.


Blocos de texto




Esse recurso permite que você escreva strings de várias linhas sem usar sequências de escape ou operadores de concatenação. Os blocos de texto podem preservar o recuo e a formatação, o que pode tornar seu código mais legível e fácil de manter. Por exemplo:


// Um bloco de texto que representa um documento HTML String html = """ Olá, mundo """; // Um bloco de texto que representa uma consulta SQL String query = """ SELECT nome, idade, endereço FROM clientes WHERE idade > 30 ORDER BY nome """;


Como você pode ver, os blocos de texto usam aspas triplas para delimitar as strings de várias linhas e preservam o recuo e a formatação do texto. Isso pode eliminar a necessidade de sequências de escape ou operadores de concatenação, o que pode tornar seu código mais conciso e claro.


Conclusão




Neste artigo, aprendemos como baixar e instalar o Java 17 em seu sistema e como usar alguns dos novos recursos que ele oferece. O Java 17 é o lançamento de suporte de longo prazo mais recente da plataforma Java e oferece muitos benefícios para desenvolvedores, como novos recursos de linguagem, desempenho aprimorado, segurança aprimorada e melhor compatibilidade.


Se você tiver aplicativos Java existentes que usam uma versão mais antiga do Java, convém atualizá-los para o Java 17 para aproveitar esses benefícios. No entanto, antes de fazer isso, você deve verificar o guia de compatibilidade e o guia de migração para garantir que seus aplicativos funcionem corretamente com o Java 17. Talvez seja necessário fazer algumas alterações em seu código ou configuração para evitar possíveis problemas ou erros.


Se você quiser saber mais sobre o Java 17 e seus recursos, consulte a documentação oficial e os tutoriais para obter mais detalhes e exemplos. Você também pode ingressar na comunidade de desenvolvedores Java e participar de fóruns, blogs, podcasts, webinars, eventos e muito mais. Você também pode contribuir para o desenvolvimento do Java ingressando na Comunidade OpenJDK ou no Processo da Comunidade Java, onde você pode propor ideias, fornecer feedback, relatar bugs ou enviar correções.


Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender como baixar e instalar o Java 17 em seu sistema e como usar alguns dos novos recursos que ele oferece. Incentivamos você a experimentar o Java 17 e explorar suas possibilidades para seus aplicativos Java.


perguntas frequentes




P: Qual é a diferença entre JDK e JRE?


  • R: JDK significa Java Development Kit e é um pacote de software que contém as ferramentas e bibliotecas necessárias para desenvolver aplicativos Java. JRE significa Java Runtime Environment e é um pacote de software que contém os componentes necessários para executar aplicativos Java. O JDK inclui o JRE, mas o JRE não inclui o JDK. Você precisa do JDK se quiser criar aplicativos Java e precisa do JRE se quiser executar aplicativos Java.



P: Como posso atualizar minha versão do Java?


  • R: Você pode atualizar sua versão Java baixando e instalando a distribuição Java mais recente da Oracle ou OpenJDK ou de outros fornecedores que oferecem suas próprias compilações de OpenJDK.Você também deve desinstalar ou desabilitar qualquer versão mais antiga do Java que tenha em seu sistema, para evitar conflitos ou riscos de segurança. Você pode verificar sua versão atual do Java executando o java --versão comando da linha de comando.



P: Como posso alternar entre diferentes versões do Java em meu sistema?


  • R: Você pode alternar entre diferentes versões do Java em seu sistema alterando o JAVA_HOME e CAMINHO variáveis de ambiente para apontar para a pasta onde a versão Java desejada está instalada. Você também pode usar ferramentas como SDKMAN ou jEnv para gerenciar várias versões do Java em seu sistema.



P: Como posso compilar e executar um aplicativo Java usando o Java 17?


  • R: Você pode compilar e executar um aplicativo Java usando o Java 17 usando o javac e Java comandos da linha de comando. Por exemplo, se você tiver um arquivo de origem Java chamado HelloWorld.java que contém um programa Hello World simples, você pode compilá-lo executando javac HelloWorld.java, que produzirá um arquivo de classe chamado HelloWorld.class. Você pode executá-lo executando java HelloWorld, que irá imprimir Olá Mundo para a saída padrão.



P: Como posso saber mais sobre o Java 17 e seus recursos?


  • R: Você pode aprender mais sobre o Java 17 e seus recursos consultando a documentação oficial e os tutoriais para obter mais detalhes e exemplos. Você também pode ingressar na comunidade de desenvolvedores Java e participar de fóruns, blogs, podcasts, webinars, eventos e muito mais. Você também pode contribuir para o desenvolvimento do Java ingressando na Comunidade OpenJDK ou no Processo da Comunidade Java, onde você pode propor ideias, fornecer feedback, relatar bugs ou enviar correções.



0517a86e26


1 view0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page